Leopardo o Gato Gigante | Leopardos vs Cães Selvagens
A palavra leopardo reflete a suposta origem evolutiva do gato grande, com a crença original de ser um híbrido de leão (leo) e pantera (pard). Entretanto, a semelhança a mais próxima é ao Jaguar, mesmo porque o leopardo é menos achatado e suas marcações do rosette são menores, mais numerosas e falta pontos internos. As rosetas também o distinguem das manchas da Chita. Além de leopardo é um alpinista mais talentoso árvore e um caçador noturno, enquanto Cheetah prefere o dia menos competitivo para suas mortes.
A coloração é geralmente o amarelo tawny com as rosetas pretas que variam de uma forma circular no leopardo africano do leste ao quadrado no sul - leopardo africano. Melanismo é freqüentemente visto com o leopardo preto muitas vezes encontrado em densas florestas do Sudeste Asiático. Chamado "pantera", a coloração preta é um resultado da fusão de marcas de pele. Projetado para a camuflagem, casaco de leopardo é geralmente considerado como um dos mais belos no reino animal e varia de acordo com o habitat do grande caçador. Sua distribuição geográfica também é usada para fins de classificação, já que o leopardo é segregado em nove espécies modernas (menos de trinta anteriores), ou seja, leopardo africano, Leopardo Amur, leopardo árabe, leopardo indiano, leopardo indo-chinês, leopardo Java, leopardo norte da China , Leopardo persa e leopardo de Sri Lanka. O Leopardo das Nuvens, o Leopardo Nublado e o Leopardo Nublado Borneano são todos considerados espécies separadas agora (a serem discutidas mais adiante!).
Um caçador gracioso, leopardo. A habilidade do leopardo de passar despercebido permite que ele se alimente dos animais mais sensíveis como gazelas e cães. O caçador mais bem-sucedido entre os grandes gatos, o leopardo não poupa nada - leva tudo como presa de insetos a pássaros, répteis, macacos, peixes e veados. Sua base de presas ampla complementada por sua capacidade de sobreviver em ambientes diversos garante a sobrevivência do leopardo além do reino de seus pares. Apesar da predação rara pelo tigre na Índia, o leopardo goza de maior sucesso, uma vez que sobrevive em áreas com escassez de água. O mesmo é verdadeiro em África onde os conflitos com leões e hienas são ganhados pela habilidade terrível do leopardo para transportar a rapina até três vezes seu peso nas árvores, além do alcance de seus concorrentes. Suas habilidades de escalada de árvores são as melhores entre os gatos e ao lado de uma forte capacidade de natação torná-lo o melhor caçador em toda a África, sobrevivendo na seca e difíceis condições climáticas onde outros perecem.
Enquanto a base de presas é diversificada, o leopardo às vezes pode atacar os seres humanos. Os riscos são suplementados em caso de doença, erradicação de animais presa e invasão de habitat. Como man-eaters, leopardos são extremamente perigosos e muito difícil de eliminar. Sua grande habilidade de perseguição e astúcia faz deles os assassinos mais temidos entre os homens. Muitos na África e na Índia não temem o leão eo tigre, respectivamente, tanto quanto eles fazem o leopardo que não poupa nada e ainda nunca é visto. Na verdade, muitos caçadores manter o leopardo para ser dez vezes mais perigoso como um leão ou tigre, tornando-se um assassino de grande notoriedade. Considerando que outros gatos comedores de homens quase nunca se atrevem a entrar em assentamentos humanos durante o dia, o leopardo tem sido conhecido por levar as pessoas de dentro de suas casas! O famoso Leopardo Panar e Leopardo Rudraprayag da Índia são exemplos surpreendentes (mais sobre comer homem mais tarde!).
Criaturas solitárias, leopardos vêm em uníssono para acasalamento, que pode ocorrer sazonalmente ou durante todo o ano, dependendo da sub-espécie individual. Dois ou três filhotes nascem que a fêmea tem grande cuidado para proteger e esconder, advertindo intrusos em seu território por rugir e assobiar (o rosnado do leopardo é ligeiramente diferente do rugido do leão e do tigre - eu pessoalmente acho o grunhido do leopardo mais assustador !). Os jovens são capazes de caçar em quase um ano de idade, mas podem ficar com a mãe até um ano e meio a dois anos.
O leopardo aparece frequentemente no brasão de nações e tem grande admiração em todo o mundo por sua beleza, algo que os caçadores apreciam enquanto tentam comercializar sua pele esplêndida. Embora não vulnerável como uma espécie ainda, o leopardo está sob ameaça em certas partes do mundo, poupado apenas pela sua adaptabilidade e natureza reclusa!