Animais Ovíparos - Planeta Selvagem
Estes ovos podem ser colocados em ambientes secos, úmidos ou dentro da mãe (ovovivíparos). Para ambientes secos, o óvulo é fertilizado no momento a ser definido. Isso não acontece no caso de ambientes úmidos, onde os ovos não são férteis, no entanto, e uma vez colocado na água, o macho derrama seu esperma sobre eles, completando a fertilização. No caso de ovovivíparos, o ovo e se desenvolve dentro do corpo da mãe, deixando seu corpo vivo jovens.
A grande maioria dos ovos são muito frágeis, e tem uma boa chance de alimento para predadores , os pais de modo ovíparos são muito ciosos da sua descendência ainda por nascer, e cuidado com cautela, especialmente no caso das aves, onde este aspecto está profundamente enraizada. Não é assim no caso de algumas espécies de répteis (como cascavéis), que podem apresentar atitudes de canibalismo, comendo seus próprios ovos.
O momento em que o óvulo e criação vem da quebra dentro, chamado Sair do ovo, e representa o nascimento do bebê.
Note-se que na era pré-histórica, os primeiros animais na terra (de peixe) reproduzido neste caminho e 450 milhões de anos atrás, apareceram os primeiros mamíferos apenas 180 milhões de anos cerca de 270 milhões de anos depois.